home A Doença de Parkinson A Associação A Túlipa Links
 
As Publicações APDPk
APDPk | Associados
Delegações
Espaço Aberto
Glossário de Termos
Legislação
Notícias
Noticias Médicas
Protocolos
Serviços de Saúde Especializados
Videos Parkinson
Viver com Parkinson
Declaração de Privacidade On-line
Direção Documentos
Conselho Científico
Infarmed
 
Newsletter
insira o seu email, para receber a nossa newsletter periódica.
 
 
 
 
 
 
 
Associa Pro
 
Utilizador
Palavra-chave
 

 

   
Home » Noticias Médicas
 
 
Cirúrgia reduz sintomas dos doentes de Parkinson

(.../...)
Esta terapia constitui uma tecnologia inovadora que melhora a função motora e reduz a incapacidade em doentes que sofrem dos efeitos debilitantes da doença de Parkinson.

De acordo com o Prof. Rui Vaz, neurocirurgião e Director do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de São João, “esta terapia administra, de forma segura e eficaz, estimulação eléctrica às estruturas do cérebro que controlam a função motora. A estimulação eléctrica, alimentada por um neuroestimulador, é normalmente administrada ao núcleo subtalâminco.”

O especialista refere ainda que “os fortes candidatos à utilização desta tecnologia inovadora são os doentes que se encontram numa fase avançada da doença. A cirurgia para o tratamento da doença de Parkinson permite que estes doentes possam retomar muitas das actividades diárias e melhorar a qualidade de vida, ao reduzir a intensidade dos sintomas em cerca de 70%.”

A doença de Parkinson é uma perturbação degenerativa progressiva do sistema nervoso, sem causa conhecida, caracterizada pelo tremor em repouso, a lentidão na iniciação de movimentos e rigidez muscular.

Estima-se que esta doença afecte cerca de 20 mil portugueses. A sua incidência aumenta com a idade constituindo esta, só por si, um factor de risco. É previsível, portanto, que o número de doentes venha a aumentar à medida que aumenta a esperança de vida.

08.04.2008

in
FARMÁCIA.COM.PT

 

 
 
 
   
 
 
2012 © APDPk - Todos os direitos reservados