home A Doença de Parkinson A Associação A Túlipa Links
 
As Publicações APDPk
APDPk | Associados
Delegações
Espaço Aberto
Glossário de Termos
Legislação
Notícias
Noticias Médicas
Protocolos
Serviços de Saúde Especializados
Videos Parkinson
Viver com Parkinson
Declaração de Privacidade On-line
Direção Documentos
Conselho Científico
Infarmed
 
Newsletter
insira o seu email, para receber a nossa newsletter periódica.
 
 
 
 
 
 
 
Associa Pro
 
Utilizador
Palavra-chave
 

 

   
Home » Noticias Médicas
 
 
Primeiros sintomas do Parkinson podem ser revelados durante o sono


 



Pesquisadores da Universidade de Copenhaguen, na Dinamarca, descobriram que os sintomas iniciais da doença de Parkinson podem ser revelados durante a fase de sonhos ou sono REM.



Com a nova abordagem, perquisadores detectaram que portadores de Parkinson já apresentam indícios no trabalho e na saúde de que algo estava errado oito anos antes do diagnóstico da doença.



Resultados mostram que entre os primeiros sintomas da coção está o distúrbio do sono RBD, ou distúrbio de comportamento do sono REM.



REM é uma fase particular do sono em que sonhamos e nossos olhos piscam rapidamente por trás de nossas pálpebras, daí o termo REM, ou Rapid Eye Movement. Para nos impedir de colocar em prática nossos sonhos, o corpo geralmente desliga o nosso movimento muscular durante o sono REM, mas no RBD ele ainda é ativo e pacientes com RBD durante o sono REM exibem uma série de comportamentos desde espasmos nos braços e pernas, até chutar, gritar ou pular para fora da cama.



Nos últimos anos, grandes avanços têm sido feitos no tratamento da doença de Parkinson, mas nós ainda não temos terapias para minimizar os sintomas mais tardios e o aumento da mortalidade pela doença.



"Isso pode se tornar possível se formos capazes de intervir mais cedo, e se somos capazes de encontrar indícios claros da doença de Parkinson oito anos mais cedo do que agora, isso pode nos dar uma ferramenta importante. A questão é, evidentemente, se nós realmente pudermos dizer que RBD é sempre um marcador muito precoce da doença de Parkinson. Isso é o que nós estamos investigando agora no Centro do Sono do Hospital Glostrup", relatou o pesquisador Poul Jennum.



 



Fonte: isaúde


 
 
   
 
 
2012 © APDPk - Todos os direitos reservados