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Home » Viver com Parkinson » Dicas e Truques
 
Sugestões sobre problemas do sono

1. Os remédios para dormir não devem ser tomados sem o consentimento do neurologista. O doente corre o risco de entrar em dificuldades por anular os efeitos da sua medicação e de se sentir sem energia durante muitas horas no dia seguinte. Um copo de leite e umas bolachas ao deitar pode muitas vezes fazer efeito. 2. A depressão pode causar insónias. A melhor forma de combatê-la é o convívio com outras pessoas e o envolvimento em projectos com influência positiva no dia a dia. O médico deve ser alertado para estados depressivos. Tente pensar em qualquer coisa boa que lhes tenha sucedido ou a alguém que ame. Façam uma lista mental de todas as coisas pelas quais se sente agradecido.

3. Tente deitar-se à noite sempre à mesma hora, talvez depois dum duche ou dum banho relaxante meia hora antes.

4. Não vá para a cama se estiver muito excitado pelas actividades do dia. Em vez disso, entregue-se durante uma meia hora à leitura ou a ouvir uma música agradável. Quando se sentir ligeiramente sonolento ou menos tenso, deite-se.

5. Nunca vá para a cama zangado. Resolva antes o problema ou ponha-o de lado até ao dia seguinte, quando estiver em condições de ver as coisas mais claras.

6. Tenha cuidado com as refeições. Faça por que o jantar seja tomado pelo menos duas horas antes da hora de deitar e evite alimentos pesados.

7. Antes de se deitar, experimente comer qualquer coisa rica em hidratos de carbono.

8. Procure evitar ingerir cafeína da parte da tarde, compreendendo tanto chá e café, como certas bebidas não alcoólicas que contenham cafeína.

9. Evite bebidas alcoólicas perto da hora de deitar, pois interferem com a qualidade do sono.

10. Use roupas de dormir largas que não restrinjam a capacidade de movimentos na cama. Alguns homens preferem dormir de calções. O importante é usar roupas confortáveis.

11. As roupas de cama devem ser frescas e macias e o lençol de cima convém estar preso apenas em baixo. Isto permite maior liberdade de movimentos. Lençóis de cetim podem ser benéficos por facilitarem ao doente de Parkinson as entradas e saídas da cama.

12. Use uma ou duas lâmpadas de dormitório para que possam ver minimamente quando tenha de se levantar. Certifique-se de que o chão fica livre de obstáculos, de forma a evitar tropeções e quedas.

13. Se estiver com problemas de sono, não se ponha a matutar. Isto só serve para aumentar a sua insónia. Em vez disso, leia um livro ou uma revista, escreva uma carta, faça um puzzle, veja TV ou faça alguma tarefa leve da casa.

(incluídas no final do capítulo 6 do livro “CORAGEM OCULTA”)

 
 
   
 
 
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