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Relaxar o corpo e a mente

Se estivermos permanentemente sob stress, a reacção pode ser uma quantidade de sintomas físicos e emocionais, tais como dores de cabeça, dores de estômago, ansiedade.   Há também a evidência de que o stress crónico pode conduzir a certas doenças ou piorá-las. 


 


Todos nascemos com a capacidade corporal de activar a “Reacção por Relaxação”, que é um fenómeno que reduz o metabolismo, o ritmo cardíaco, a tensão arterial, etc.  A Reacção por Relaxação pode vir em seu auxílio sempre que se sentir em stress ou evitar que sensações de stress se produzam.


 


Os passos a seguir descritos podem ajudar:


 


·        Sente-se confortavelmente, de olhos fechados.


·        Relaxe os músculos e respire funde usando os músculos da barriga, não apenas os do tórax.  Coloque uma mão no abdómen, imediatamente abaixo das costelas.  Ao inspirar, deve sentir a sua mão subir.


·       Em silêncio, vá repetindo mentalmente a palavra “um” enquanto expira o ar ou concentre-se unicamente na respiração.


·        Se tiver pensamentos que o distraiam, não se rale, insista na sua respiração profunda.


 


Ao realizar estes exercícios durante 10 ou 20 minutos, uma ou duas vezes por dia, vai começar imediatamente a sentir-se mais calmo e melhor equipado para lidar com as contrariedades do dia-a-dia.


 


Se bem que inicialmente as técnicas de relaxação sugerissem que se devia repetir a palavra “um” ao expirar, descobriu-se entretanto que a reacção pode ser estimulada de diversas maneiras.  Algumas pessoas preferem dizer uma oração enquanto expiram ou simplesmente palavras que exprimam paz e serenidade.


 


Mas aqueles que são de natureza demasiado irrequieta para se sentarem em silêncio e meditarem, podem também usar a corrida cadenciada (jogging) como forma de induzir a reacção por relaxação.  Se escolher a corrida, concentre-se na cadência dos pés, esquerdo-direito, esquerdo-direito, em vez de repetir alguma palavra.  As pessoas que praticam normalmente a corrida cadenciada obtêm o pico ao fim de dois ou três quilómetros, enquanto que quem está habituado a fazer exercícios de relaxação pode obter o máximo de efeito logo ao primeiro ou segundo quilómetro. 


 

Depois de se conseguir induzir a Reacção por Relaxação, pode-se ampliar o efeito usando imagens mentais de fantasia.  Imagine-se uma cena tranquila, tal como uma praia conhecida, um perfeito pôr de sol sobre as águas ou um curso de água cristalina.  Ao recrear essas imagens, somos levados a sentir a mesma paz e serenidade vividas nas ocasiões em que contemplámos essas paisagens em realidade.
 
 
   
 
 
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