home A Doença de Parkinson A Associação A Túlipa Links
 
As Publicações APDPk
APDPk | Associados
Delegações
Espaço Aberto
Glossário de Termos
Legislação
Notícias
Noticias Médicas
Protocolos
Serviços de Saúde Especializados
Videos Parkinson
Viver com Parkinson
Declaração de Privacidade On-line
Direção Documentos
Conselho Científico
Infarmed
 
Newsletter
insira o seu email, para receber a nossa newsletter periódica.
 
 
 
 
 
 
 
Associa Pro
 
Utilizador
Palavra-chave
 

 

   
Home » Serviços de Saúde Especializados » Fisioterapia
 
Fisioterapia Especializada

A demanda por desenvolver soluções práticas para pessoas com lesões do sistema nervoso central, com a finalidade de incorporá-las no seu dia-a-dia, tem proporcionado o desenvolvimento da área da NeuroReabilitação nos últimos 20 anos.

O desenvolvimento da ESPECIALIZAÇÃO em DP tem por base os seguintes pressupostos que justificavam a sua implementação a nível global:
O tratamento da doença de Parkinson representa um claro desafio para os utentes e profissionais de saúde. Mesmo existindo uma resposta óptima com o tratamento farmacológico, os utentes continuam a ter uma deterioração progressiva das funções corporais, das actividades da vida diária e da participação, sendo necessário recorrer-se a tratamentos não farmacológicos para complementar o tratamento clínico. Assim sendo, a NeuroFisioterapia deve complementar o tratamento farmacológico na DP, uma vez que, problemas como a marcha, postura, equilíbrio e transferências tendem a não responder tão bem à medicação como a bradicinésia, o tremor e a rigidez. Para além disso, com a progressão da doença, os efeitos da medicação tornam-se cada vez menos satisfatórios.
 
Em termos clínicos, a especialização permite melhorar os cuidados prestados aos doentes de Parkinson, através de intervenções clínicas baseadas na evidência mais actual, procurando responder às necessidades específicas dos utentes e familiares.
 
 
   
 
 
2012 © APDPk - Todos os direitos reservados