home A Doença de Parkinson A Associação A Túlipa Links
 
As Publicações APDPk
APDPk | Associados
Delegações
Espaço Aberto
Glossário de Termos
Legislação
Notícias
Noticias Médicas
Protocolos
Serviços de Saúde Especializados
Videos Parkinson
Viver com Parkinson
Declaração de Privacidade On-line
Direção Documentos
Conselho Científico
Infarmed
 
Newsletter
insira o seu email, para receber a nossa newsletter periódica.
 
 
 
 
 
 
 
Associa Pro
 
Utilizador
Palavra-chave
 

 

   
Home » Delegações » Porto » História da Delegação
 
"10 Anos de História" - da Delegação Distrital do Porto
Logo
Logo 10anos
 

A Delegação Distrital do Porto da APDPk foi criada em 1998. Na sua génese esteve a adesão de vários doentes do Porto e de Vila Nova de Gaia a uma nova associação fundada por um grupo de doentes de Parkinson e que tinha como finalidade o “intercâmbio e a inter-ajuda” na convivência com esta doença crónica.

As primeiras reuniões realizaram-se mensalmente no Pavilhão do Rancho Folclórico do Hospital de Santo António e posteriormente, com uma periodicidade trimestral, no anfiteatro cedido pelo laboratório GlaxoSmithKline. Destas reuniões resultou uma tomada de consciência da importância que os cuidadores dos doentes têm na ajuda e no tratamento, dando origem à realização de um Seminário para Cuidadores de Doentes de Parkinson na Universidade Católica.

 

Esta actividade, realizada com a colaboração de pessoal médico e de enfermagem especializado, teve a participação de 250 pessoas.

 

Desde cedo se fez sentir a necessidade de uma sede para a Delegação. Várias diligências foram efectuadas junto de Câmaras Municipais do Distrito do Porto, sem sucesso.

 

Finalmente em 2007, a Câmara Municipal da Maia cedeu gentilmente o espaço onde

funciona actualmente, a Delegação Distrital do Porto da APDPk.

 

No dia 5 de Julho de 2007 numa cerimónia pública que contou com presença de mais de 100 pessoas, o Sr. Presidente da Câmara Municipal da Maia Eng.º Bragança Fernandes, procedeu à entrega das chaves das novas instalações, compostas por três salas. Uma das salas é destinada ao funcionamento dos serviços administrativos e ao apoio aos associados, numa outra funciona um gabinete de avaliação de NeuroFisioterapia e, numa terceira sala um ginásio multiusos para a NeuroFisioterapia.

 

A preciosa ajuda de donativos recebidos de algumas empresas e de associados, bem como a oferta de mobiliário e de material de escritório feita por associados anónimos, permitiu, não sem algum esforço e sacrifício, mobilar as salas e pôr a funcionar os serviços administrativos. Também o ginásio foi equipado de forma a permitir o seu funcionamento, ainda que com o mínimo indispensável.

 

No dia 1 de Abril de 2008 a Delegação deu mais um passo de gigante nos serviços que tem ao dispor dos associados. Com a presença do Sr. Vereador da Câmara Municipal da Maia Dr. Nogueira dos Santos e a participação de mais de 50 doentes e acompanhantes, as neurofisioterapeutas Josefa Domingos e Catarina Jácome orientaram uma sessão que inaugurou os serviços de fisioterapia especializada em doença de Parkinson, da Delegação.

 

Esta Delegação está de portas abertas todos os dias úteis, disposta a ajudar, acolher, ouvir e confortar todos aqueles que precisam de ajuda, sejam eles doentes, familiares ou amigos. Além disso têm sido desenvolvidas várias actividades, como passeios ao ar livre, feiras de saúde, reuniões de informação dedicada a doentes e cuidadores e almoços de convívio.

 

Foram estas condições que permitiram, em 2008, um crescimento de 54% no número de associados da Delegação que conta agora com 212 associados activos.

 

A Delegação Distrital do Porto está, portanto, viva e em expansão e no futuro continuará a trabalhar para garantir o apoio e a defesa dos interesses de todos os afectados pela Doença de Parkinson.

 

Catarina Jácome

       Delegada

Fev.09

 
 
   
 
 
2012 © APDPk - Todos os direitos reservados