home A Doença de Parkinson A Associação A Túlipa Links
 
As Publicações APDPk
Ajude a APDPk
Delegações
Espaço Aberto
Glossário de Termos
Legislação
Notícias
Noticias Médicas
Protocolos
Serviços de Saúde Especializados
Videos Parkinson
Viver com Parkinson
Declaração de Privacidade On-line
Direção Documentos
Conselho Científico
Infarmed
 
Newsletter
insira o seu email, para receber a nossa newsletter periódica.
 
 
 
 
 
 
 
Associa Pro
 
Utilizador
Palavra-chave
 

 

   
Home » Notícias » Arquivo de Notícias 2018
 
 
 
Assembleia Geral Extraordinária

Proposta de revisão dos Estatutos, a apresentar em próxima Assembleia Geral extraordinária dia 21 de Julho, para se coadunarem com as exigências da lei e parecer da DGSS de 29/01/18.

Assim, as alterações são as seguintes:

- Art. 18º n.º 2 – passou a constar direção nacional e não corpos gerentes;

- Art. 30º alínea s) – anulada (consultada a lei confirma-se ter sido revogada);

- Art. 30º alínea t) – passou a s) (tomou o lugar da anterior);

- Art. 32º n.º 2 e n.º 4 – retirou-se o anúncio publicado nos dois jornais de maior circulação da área onde se situa a sede (consultada a Lei n.º 76/2015 de 28 de julho, que procedeu à 1.ª alteração ao Decreto-Lei n.º 172-A/2014 de 14 de novembro, que publicou novo Estatuto das IPSS, confirmou-se ter deixado de ser obrigatório).

 
 
“Limitações da mobilidade funcional na doença de Parkinson: perspetiva de doentes e profissionais de saúde”

CNS – Campus Neurológico, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, está a desenvolver um projeto que tem como objetivo investigar a perspetiva dos doentes de Parkinson (DP) e profissionais de saúde sobre o impacto das limitações da mobilidade funcional na vida diária. 

 
 
“O impacto de diferentes níveis de profundidade da água de uma piscina no andar de doentes com Parkinson e bloqueios da marcha”

O CNS – Campus Neurológico, em parceria com a Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras e o Radboud University Medical Centre, de Nijmegen, Holanda, está a desenvolver um projeto que tem como objetivo avaliar o impacto de diferentes profundidades de água no andar dos doentes com Parkinson (DP).

 
 
livro “A propósito de parkinson”

 A propósito de parkinson  neste livro é feita uma abordagem à doença e às suas envolvências, relatando na primeira parte vários episódios reais, para depois se debruçar sobre uma Exposição de trabalhos feitos por doentes, 

 
 
Participe-dia 30 de Julho (segunda-feira), às 19h, no Terreiro do Paço.

Como uma doença veio antecipar o sonho de um ciclista holandês Ruud Overes foi diagnosticado há um ano com a doença de Parkinson. Como ciclista entusiasta, sempre quis fazer uma grande viagem de bicicleta depois de se reformar.

Nasceu assim, o sonho da “Volta d’Europa”. O senhor Ruud percorre a Europa de bicicleta para, em parceira com a Associação Parkinson, angariar fundos que revertem para investigação sobre a doença. No passado dia 28 de Junho o Ruud deixou a Holanda, com 10.000 quilómetros pela frente, a percorrer em 80 dias.

A volta de bicicleta passa pelos seguintes países: Bélgica, França, Espanha, Portugal, Itália, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Albânia, Montenegro e Grécia.

As boas-vindas em Lisboa, organizadas em parceria com a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson, estão previstas para o próximo dia 30 de Julho (segunda-feira), às 19h, no Terreiro do Paço. 

 
 
Novo medicamento para doentes com Parkinson disponível em Portugal

Após dois anos de espera por autorização, a Bial anunciou estar já disponível no mercado português um novo medicamento para doentes com Parkinson que atrasa os sintomas de progressão da doença. (leia mais...)

 
 
Dificuldades de acesso ao medicamento Sinemet
Caro associado,
 
A APDPk foi notificada da rutura do stock do medicamento Sinemet, destinado ao tratamento da Doença de Parkinson.Esta rutura, foi identificada em 45 países, incluindo Estados Unidos da América e Canadá, decorre de um problema no local de fabrico.
 
Os doentes  que tomem este medicamento devem dirigir-se ao seu médico neurologista/ médico assistente para que este passe um medicamento com efeitos semelhantes. Não deverá ocorrer uma interrupção na toma de medicamento.
 
A  direcção da APDPk  está em dialogo com as empresas de medicamentos destinados ao tratamento da Doença de Parkinson, Infarmed e sociedades científicas de modo a minimizar o impacto desta situação.
 
Pode ouvir os conselhos Professor Dr. Joaquim Ferreira neste video 
 
 
 
 
Falta Sinemet - Reunião Infarmed
Caro Associado (a), Realizou-se na passada sexta-feira, nas instalações do Infarmed e por convocação desta entidade uma reunião sobre o tema ruptura do Sinemet. A associação esteve presente, juntamente com os Laboratorios MSD (Merck, Sharp & Dome), a Novartis, a Maryland e a Roche, a Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento (SPDMov), a Sociedade de Neurologia e o Infarmed juntamente com os seus assessores médicos Neurologistas....
 
43 Registos Anterior    [1] [2] [3] [4] [5] [6]    Seguinte   

 
 
2012 © APDPk - Todos os direitos reservados