home A Doença de Parkinson A Associação A Túlipa Links
 
As Publicações APDPk
APDPk | Associados
Delegações
Espaço Aberto
Glossário de Termos
Legislação
Notícias
Noticias Médicas
Protocolos
Serviços de Saúde Especializados
Videos Parkinson
Viver com Parkinson
Declaração de Privacidade On-line
Direção Documentos
Conselho Científico
Infarmed
 
Newsletter
insira o seu email, para receber a nossa newsletter periódica.
 
 
 
 
 
 
 
Associa Pro
 
Utilizador
Palavra-chave
 

 

   
Home » Notícias » Arquivo de Noticias 2013
 
Leiria comemorou Dia Mundial do Doente de Parkinson
  No âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Doente de Parkinson – 11 de abril – a Delegação de Leiria levou a efeito um colóquio sobre a doença de Parkinson, em Leiria, sendo orador o Médico Neurologista, Dr. Alfredo Sá, e colaborou num projeto desenvolvido por 5 alunos do curso de fisioterapia, da Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLEI) , no âmbito da unidade curricular “Fisioterapia em Populações Específicas”, designado por “Melodia de Parkinson”.

O Colóquio decorreu no Auditório da Escola Superior de Saúde de Leiria, que se encontrava repleto de participantes, tendo o seu Diretor, Prof. José Carlos Gomes, nos dado a honra de presidir à sessão de abertura e de manifestar o seu agrado pela realização daquele colóquio por parte da APDPk e pela presença de todos.

O Delegado de Leiria agradeceu a hospitalidade da ESSLEI, apresentou as atividades que a Delegação desenvolve e o apoio prestado aos doentes de Parkinson da região, estando presentes no auditório alguns doentes de Parkinson e suas famílias, bem como uma vasta plateia de alunos da ESS, designadamente alunos de fisioterapia e de outros cursos, tais como enfermagem, terapia da fala, terapia ocupacional e seus professores.

Por convite do Instituto Politécnico de Leiria a APDPk é parceira do Projeto IPL + Inclusivo, que decorre no presente ano letivo e “que tem por missão estimular a implementação de uma política global de inclusão em todos os domínios da ação do Instituto e comunidade envolvente”, decorrendo de 11 a 16 de abril a Semana da Inclusão da ESSLEI, onde foi incluído o evento que a Delegação de Leiria promoveu.

De seguida o Dr. Alfredo Sá, que mais uma vez esteve connosco e que por isso muito agradecemos a sua disponibilidade, caracterizou pormenorizadamente a doença, referiu como tem evoluído o seu conhecimento e alguns dos tratamento aplicados a doentes, que os participantes ouviram atentamente muito apreciaram e que resulta da sua longa carreira de profissional de grande competência e dedicação.
Seguiu-se um período de perguntas e respostas, terminando a sessão com a atuação da Tuna Sénior de Porto de Mós, que cantou e encantou com as suas canções, música e simpatia, havendo de seguida um pequeno beberete.

No âmbito de projeto “A Melodia de Parkinson” dos 5 alunos de fisioterapia, a Joana, a Inês, a Ana, a Rita e o Tiago, os doentes presentes e seus familiares estiveram depois no ginásio da Escola, onde desenvolveram vários exercícios sob a coordenação destes alunos, na presença e com a participação da Coordenadora do Curso de Fisioterapia, Prof.ª Sandra Amado e da Prof.ª Goreti Correia que leciona a disciplina de “Fisioterapia em Populações Específicas”, no âmbito da qual se desenvolve o projeto dos alunos.

A atividade foi de muito agrado para doentes e familiares presentes, pois todos acabaram por fazer exercício, jogaram e dançaram, dada a forma descontraída e participativa como foi realizada e que, julgamos, foi de igual modo importante para a aprendizagem prática dos futuros fisioterapeutas, que queremos continuem a interessar-se pelos doentes de Parkinson, designadamente os residentes na região, na sua atividade profissional futura.
Seguiu-se depois um excelente almoço gentilmente oferecido pela ESSLEI aos associados da APDPk e seus acompanhantes, que decorreu num espírito de muita simpatia e agrado.

A Delegação Parkinson de Leiria está muito grata ao Sr. Diretor da ESSLEI, Prof. José Carlos Gomes, pela hospitalidade e grande disponibilidade que sentimos da sua parte, aos professores da Escola que estiveram connosco, ao Sr. Dr. Alfredo Sá pela sua vontade de informar os doentes, de apoiar a APDPk e de nos presentear com a excelência da sua intervenção, aos alunos com quem colaborámos e a quem formulamos votos de muito sucesso, a todos os participantes e em especial aos doentes de Parkinson que, num dia de chuva e de algum frio, saíram de suas casas e puderam estar presentes, no Dia Mundial do Doente de Parkinson.
 
 
   
 
 
2012 © APDPk - Todos os direitos reservados