home A Doença de Parkinson A Associação A Túlipa Links
 
As Publicações APDPk
APDPk | Associados
Delegações
Espaço Aberto
Glossário de Termos
Legislação
Notícias
Noticias Médicas
Protocolos
Serviços de Saúde Especializados
Videos Parkinson
Viver com Parkinson
Declaração de Privacidade On-line
Direção Documentos
Conselho Científico
Infarmed
 
Newsletter
insira o seu email, para receber a nossa newsletter periódica.
 
 
 
 
 
 
 
Associa Pro
 
Utilizador
Palavra-chave
 

 

   
Home » Viver com Parkinson » DatScan - Exame
 
DatScan - o que é?
 

O DaTSCAN™ é um exame realizado nos Doentes de Parkinson, para determinar até que ponto existem lesões neuronais. Este exame começou a ser efectuado em 2002, tendo neste ano sido efectuados cerca de 30 exames. Posteriormente, houve um iato de seis meses em que se não efectuou qualquer exame.

DaTSCAN™ é um produto medicinal usado apenas para diagnóstico. DaTSCAN™ é um produto radiofarmacêutico usado em departamentos nucleares da medicina e da Radiologia para o diagnóstico diferencial entre Doença de Parkinson e outras situações com sintomas semelhantes.
Este produto de diagnóstico quando injectado, acumula-se temporariamente num órgão ou numa área específica do corpo.  Porque contêm um pouco de radioactividade pode ser detectado fora do corpo com câmeras especiais e fotografia, através de uma varredura (tomografia por emissão fotónica simples - SPECT). Esta varredura mostrará a distribuição do radiofámaco dentro do órgão e do corpo.   Isto dá ao médico a informação valiosa sobre a função e a estrutura desse órgão. DaTSCAN™ liga-se aos transportadores da dopamina (DAT), nos neurónios em áreas específicas do cérebro. Quando a degeneração neuronal existe, o número de DAT está reduzido significativamente (por exemplo nos pacientes com doença de Parkinson).  Detectando a ligação de DaTSCAN™ aos transportadores da dopamina o seu médico terá um visualização da integridade do transportador de dopamina e consequentemente um diagnóstico mais aproximado da doença.

A diferenciação entre uma distribuição normal e anormal é baseado primeiramente na forma que reflete diferenças da intensidade da captação do rádio-fármaco.

 Caso Normal                                                                                                                                 Doença de Parkinson
(foto da esquerda)
Em casos normais um corte transversal ao nível do striatum mostra o“crescente”/“vírgula” formado pelo putamen e o "batente cheio" 
pelo caudado.
                                                                  (foto da direita)
A perda da captação no putamen/“vírgula” é considerada
como anormal. A captação no caudado/“batente cheio” é
preservado inicialmente, deixando apenas uma imagem circular. 
    

  • Como se obtém um Dat-Scan

DaTSCAN™ é um fármaco usado num procedimento diagnóstico chamado imagem de SPECT.
DaTSCAN™ é administrado aos pacientes através da injecção intravenosa lenta e uma imagem de SPECT é executada 3-6 horas após a injeção.

Após a sua administração ao paciente, a concentração do produto injectado é determinada usando um tipo do varredor chamado uma câmara gamma. A imagem de SPECT com DaTSCAN™ produz consequentemente imagens das estruturas do cérebro que são envolvidas na fisiopatologia das síndromes de parkinsonismo. O procedimento dura geralmente entre 20 e 45 minutos dependendo do tipo de câmara gamma usado. O paciente não necessitará remover a roupa, mas é aconselhável vestir algo confortável.

Antes deste exame (DaTSCAN™) não necessitará de interromper a sua medicação, excepto numa minoria dos casos. Os medicamentos antiparkinsonianos ou usados no tremor essencial, não necessitam ser interrompidos, porém derivados das amfetaminas, alguns medicamentos usados para cessação tabágica e alguns antidepressivos devem ser interrompidos 7 dias antes do exame DaTSCAN™ SPECT.
Informe o seu médico sobre o tratamento que está a fazer e ele recomendá-lo-á, caso seja necessário, fazer algum exame de precaução antes que você faça o DaTSCAN™.

É importante que o paciente siga as instruções com todo o cuidado.

                                                          

                                                              Imagem de um doente na câmara gamma.
                                                        A máquina não toca no paciente durante o exame,
                                                             quando a varredura de SPECT é executada

 

in www.epda.eu.com
Traduzido por Carlos Jordão
Revisto por Dr. João Massano (H. S. João - Porto)

20 de Abril de 2008
 

 
 
   
 
 
2012 © APDPk - Todos os direitos reservados