home A Doença de Parkinson A Associação A Túlipa Links
 
As Publicações APDPk
Ajude a APDPk
Delegações
Espaço Aberto
Glossário de Termos
Legislação
Notícias
Noticias Médicas
Protocolos
Serviços de Saúde Especializados
Videos Parkinson
Viver com Parkinson
Declaração de Privacidade On-line
Direção Documentos
Conselho Científico
Infarmed
 
Newsletter
insira o seu email, para receber a nossa newsletter periódica.
 
 
 
 
 
 
 
Associa Pro
 
Utilizador
Palavra-chave
 

 

   
Home » Notícias » Arquivo de Notícias 2005
 
Quem tem a doença de Parkinson
mas também e muito fortemente, todos aqueles que por esse país fora, sobretudo longe dos locais de prestação dos cuidados de saúde, sofrem muitas vezes sem saberem do que sofrem.

Duma forma geral, todos nós nos habituámos a aceitar como inevitável a decadência física da idade mas, muitas vezes, essa visão acarreta uma dose de fatalismo que impede o reconhecimento precoce dos casos em que a diminuação das faculdades não decorre apenas do envelheimento. É o que se passa com a doença de Parkinson que quando o seu aparecimento coincide com a entrada na chamada "terceira idade" - que é o mais habitual - leva muitas vezes a pessoa afectada e os seus familiares a atribuirem à velhice os sintomas que se vão evidenciando: a lentidão nos movimentos, o tremor, as dificuldades na fala, a escrita deficiente, a apatia aparente, a tendência para o isolamento, etc.


Ora, é preciso estar alerta, pois mesmo sendo velha pode muito bem uma pessoa com Parkinson, se devidamente diagnosticada, recuperar muita da qualidade de vida, cuja decadência, falsamente atribuida à idade, se foi instalando no seu dia-a-dia.


Todos os dias são conhecidos casos de pessoas que eram carinhosamente tratados pelos seus familiares como uns "pobres velhinhos" que já pouco  poderiam esperar da vida..../...

 
 
Para Saber mais...
Se tem algum comentário a fazer ou pretende saber mais, preencha e envie o formulário abaixo.
   
Primeiro nome  (*)
Último nome  (*)
Morada  
Localidade  
Código Postal  
E.mail  (*)
Telefone/Telemovel  
Mensagem:
   
 
 
2012 © APDPk - Todos os direitos reservados