home A Doença de Parkinson A Associação A Túlipa Links
 
As Publicações APDPk
Ajude a APDPk
Delegações
Espaço Aberto
Glossário de Termos
Legislação
Notícias
Noticias Médicas
Protocolos
Serviços de Saúde Especializados
Videos Parkinson
Viver com Parkinson
Declaração de Privacidade On-line
Direção Documentos
Conselho Científico
Infarmed
 
Newsletter
insira o seu email, para receber a nossa newsletter periódica.
 
 
 
 
 
 
 
Associa Pro
 
Utilizador
Palavra-chave
 

 

   
Home » Notícias » Arquivo de Notícias 2012
 
Os associados da APDPk são sábios e participativos
  Na eleição de ontem, para os corpos gerentes da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson, foram contabilizados 249 votos para a lista A e 87 para a lista B, havendo agora que realizar o apuramento final pela Comissão eleitoral, que se reunirá para o efeito ainda esta semana em Lisboa.
Desde já, poder-se-á dizer que foi uma vitória muito expressiva da própria APDPk, dando esta mostras de grande vitalidade e de capacidade de realização.
Em Dezembro de 2005, há somente 6 anos, participei pela primeira vez, como associado, numa Assembleia Geral da APDPk na Sede em Lisboa, para eleição dos órgãos dirigentes, estando presente dezena e meia de associados que se elegeram a si próprios, pois eram praticamente os próprios candidatos os presentes na Assembleia, o que traduzia um distanciamento confrangedor dos associados pela sua Associação.
Na ocasião comentei tratar-se de uma situação indicadora de um afastamento dos associados verdadeiramente inadmissível e inaceitável, que se teria de alterar, pois que também significava défice de uma vida democrática plena, embora alguém referisse tratar-se de uma situação comum a outras Associações.
Volvidos 3 anos, em Dezembro de 2008, já foi possível que votassem cerca de 150 associados para além de, pela primeira vez na vida da Associação, fundada em Abril de 1984, se apresentassem a sufrágio duas listas concorrentes, o mesmo sucedendo agora, em 2012.
Desta vez, na eleição dos corpos gerentes para o triénio 2012/2014, houve pela primeira vez mesas de voto nas Delegações, após quase 28 anos de vida da Associação que é de âmbito nacional, fazendo com que votassem cerca de 400 associados em todo o país (existem votos ainda não contabilizados), se exercesse uma maior vivência democrática e que os órgãos eleitos no sábado, sintam uma maior legitimidade para o desempenho das suas novas e exigentes funções.
Com mesas de voto nas Delegações do Porto, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa (sede), Portimão, Faro e Madeira, tornou-se possível que os associados residentes em grande parte do país participassem e escolhessem livremente quem dirigirá nos próximos 3 anos a sua Associação e as Delegações deram prova de grande dinamismo e capacidade de realização.
Independentemente da lista vencedora, que teve o número expressivo de 74% dos votos, quem verdadeiramente ganhou foi a própria Associação pela participação cívica e democrática dos seus associados e pela clarividência da sua escolha.
A partir de agora não há vencedores nem perdedores, mas doentes de Parkinson para acompanhar, incentivar, informar, apoiar, defender, restando a todos nós trabalhar energicamente para procurar a melhoria da sua qualidade de vida.
Aqueles que saem, que deram o seu melhor e que trabalharam denodada e esforçadamente, estamos-lhes gratos e precisa-se do seu saber e experiência.
Aos que chegam espera-se que façam e dêem o seu melhor para valorização da Associação e bem-estar dos associados, como sabemos irá suceder.

MG, 19/02/2012

Octávio Ferreira

Presidente do Conselho Fiscal
 
 
   
 
 
2012 © APDPk - Todos os direitos reservados