home A Doença de Parkinson A Associação A Túlipa Links
 
As Publicações APDPk
APDPk | Associados
Delegações
Espaço Aberto
Glossário de Termos
Legislação
Notícias
Noticias Médicas
Protocolos
Serviços de Saúde Especializados
Videos Parkinson
Viver com Parkinson
Declaração de Privacidade On-line
Direção Documentos
Conselho Científico
Infarmed
 
Newsletter
insira o seu email, para receber a nossa newsletter periódica.
 
 
 
 
 
 
 
Associa Pro
 
Utilizador
Palavra-chave
 

 

   
Home » Notícias » Arquivo de Noticias 2011
 
Passo a Passo Contra a Parkinson

A APDPk tem já em curso projectos importantes para o desenvolvimento e projecção da Associação no futuro. Estas iniciativas vêm no sentido de reforçar a sua intervenção, de dar a conhecer a Associação e de informar toda a comunidade sobre a doença de Parkinson (DP).

O primeiro, intitulado Passo a Passo Contra a Parkinson está a decorrer e resulta de um protocolo estabelecido com a Direcção-Geral de Saúde, entidade que financia a maior parte dos custos envolvidos. Trata-se de um projecto que, para além do estudo epidemiológico, com o qual se pretende obter um maior conhecimento da prevalência e da incidência da doença de Parkinson no nosso país, incluiu também campanhas de sensibilização ao público para a DP e a constituição de equipas multidisciplinares.

O objectivo deste estudo é obter dados mais concretos sobre a quantidade de pessoas que serão portadoras da doença de Parkinson para podermos contribuir para a definição de políticas de saúde que contemplem as necessidades específicas dos doentes e das suas famílias.

O segundo projecto é desenvolvido em parceria com a Associação de Parkinson de Madrid e duas empresas relacionadas com novas tecnologias de informação, nas áreas de equipamentos médicos (Ártica, de Espanha) e software aplicado à medicina (InovaMais, de Matosinhos).

Este projecto insere-se no âmbito da Telemedicina e pretende chegar a todos os associados, em particular aos associados que não se podem deslocar à sede da APDPk ou às delegações regionais.

Apresentamos com mais detalhe os objectivos de cada um destes projectos e como se irá desenvolver cada uma das fases planeadas.

 
 
   
 
 
2012 © APDPk - Todos os direitos reservados