home A Doença de Parkinson A Associação A Túlipa Links
 
As Publicações APDPk
APDPk | Associados
Delegações
Espaço Aberto
Glossário de Termos
Legislação
Notícias
Noticias Médicas
Protocolos
Serviços de Saúde Especializados
Videos Parkinson
Viver com Parkinson
Declaração de Privacidade On-line
Direção Documentos
Conselho Científico
Infarmed
 
Newsletter
insira o seu email, para receber a nossa newsletter periódica.
 
 
 
 
 
 
 
Associa Pro
 
Utilizador
Palavra-chave
 

 

   
Home » Notícias » Arquivo de Noticias 2011
 
Curso sobre doença de Parkinson para cuidadores e familiares
Dr. Joaquim Ferreira
Drª Leonor Guedes
Dr. Miguel Coelho
Dr. Mário Miguel
Dr. Tiago M.
Dr. Tiago Outeiro
Vista geral da plateia
 

Realizou-se no passado dia 10 de Abril, o I Curso sobre doença de Parkinson para Cuidadores e Familiares da Unidade Neurológica de Investigação Clínica do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina de Lisboa.


Organizado pelo Professor Doutor Joaquim Ferreira, o curso teve como principal objectivo aproximar os doentes e seus cuidadores dos conhecimentos mais actuais sobre a doença e divulgar perspectivas futuras.


Na abertura do curso, foram por mim abordadas as possíveis causas da doença de Parkinson, a que se seguiram palestras sobre como se manifesta e progride a doença de Parkinson, pelo Dr. Tiago Mestre, qual o papel dos medicamentos para o tratamento da doença, pelo Professor Doutor Joaquim Ferreira, qual o papel da cirurgia, pelo Dr. Miguel Coelho, qual o papel da fisioterapia, pela Terapeuta Josefa Domingos, quais as perguntas mais frequentes sobre a doença, pelo Dr. Mário Miguel Rosa, e, por fim, o que esperar da investigação, pelo Doutor Tiago Outeiro.


O curso cativou a atenção de uma vasta audiência, composta por cerca de 150 cuidadores e doentes, que puderam participar activamente, dando a sua opinião sobre os diversos temas expostos e colocando questões directamente aos prelectores. A adesão ao curso foi ainda sublinhada pelo interesse que diversos familiares e doentes demonstraram em colaborar com projectos de investigação em doença de Parkinson realizados pela equipa.


 


Na esperança de ter sido útil para a divulgação da doença e para a melhoria dos cuidados  prestados aos doentes, fica a promessa por parte da equipa de repetição do  curso.


 


Para ver o vídeo, clique na imagem

 
 
   
 
 
2012 © APDPk - Todos os direitos reservados