home A Doença de Parkinson A Associação A Túlipa Links
 
As Publicações APDPk
Ajude a APDPk
Delegações
Espaço Aberto
Glossário de Termos
Legislação
Notícias
Noticias Médicas
Protocolos
Serviços de Saúde Especializados
Videos Parkinson
Viver com Parkinson
Declaração de Privacidade On-line
Direção Documentos
Conselho Científico
Infarmed
 
Newsletter
insira o seu email, para receber a nossa newsletter periódica.
 
 
 
 
 
 
 
Associa Pro
 
Utilizador
Palavra-chave
 

 

   
Home » Notícias » Arquivo de Notícias 2017
 
A Micrografia O ABC da doença de Parkinson escrita à mão

(.../...) ... e mesmo que eu brinque sobre isso em minhas músicas, na realidade, eu não acho nada de humor sobre isso.

O termo médico para este tipo de escritra (escrita muito pequena e que diminui à medida que vamos escrevendo), é Micrografia, que significa simplesmente a escrita pequena. A escrita tende a ficar cada vez menor, e as letras cada vez mais próximas, até que não possamos mais ler o que escrevemos, de tal modo que acho que nem um médico consegue ler a minha escrita. Acrescente algum tremor e a maioria de nós apenas deixa de escrever tudo junto. Eu entro nessa categoria.

Tudo o que eu li dizia que os problemas da escrita manual não podem ser corrigidos com a terapia ou mesmo com a cirúrgia DBS, então eu praticamente desisti da esperança de voltar a escrever novamente, até ter experimentado o que a seguir explico.

Fui a vários seminários de Parkinson no sul da Califórnia e ouvi um orador falar sobre a "reprogramação" do nosso cérebro para normal. Num deles, discutiu-se a ideia de usar grandes movimentos exagerados, para mostrar ao nosso cérebro, que escrever pequeno não era normal. Não exemplificaram, mas eu decidi... experimentar.

Espero também que você experimente comigo.

Quer experimentar, então vamos lá!

Por favor, pegue um pedaço de papel e escreva o seguinte: A rápida raposa castanha saltou sobre o cão a dormir e preguiçoso 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 e assine o seu nome.

 

Agora, assista ao vídeo (em anexo) e faça exatamente o que eu faço nele.

(Demora menos de 5 minutos, o que você tem a perder?)

https://www.youtube.com/watch?v=jcbq1H1Ok3Q

Por favor, faça o exercício e repita um total de 3 vezes. Como pode ver, eu estava segurando o controlo remoto da TV na minha mão, mas você pode usar qualquer coisa maior do que uma caneta…

Agora, por favor escreva a mesma coisa que você fez antes e me avise se você ver uma diferença (me envie um e-mail para [email protected]). Fiquei completamente espantado com os meus resultados.

 

A melhoria não dura, mas por que deveria? A doença de Parkinson está trabalhando contra você 24 horas por dia, então temos que continuar lutando contra ela. Eu achei que a melhoria durou um dia ou dois, então a escrita voltou a pequeno e ilegível, mas se eu fiz o exercício novamente, ou algo semelhante, a melhoria veio de volta. Estou muito feliz por poder escrever novamente e espero que você obtenha resultados semelhantes. Aqui está o meu antes e depois:

Por favor, deixe-me saber se você obteve resultados semelhantes aos meus. Envie-me os seus resultados para o email: [email protected]

Obrigado.


Obrigado por ler esta história, espero que tenha gostado. Esta é apenas uma de cem histórias em meu livro, Humor de Parkinson - histórias engraçadas sobre minha vida com doença de Parkinson. Considere comprar uma cópia da Amazon.com ou do seu vendedor de livros on-line favorito. Obrigado e tenha um dia feliz Parkie!

Publicado no Blogue PARKINSON HUMOR

Traduzido por: A. Carlos Jordão

 
MICROGRAFIA | Experimente
 
 
   
 
 
2012 © APDPk - Todos os direitos reservados