home A Doença de Parkinson A Associação A Túlipa Links
 
As Publicações APDPk
Ajude a APDPk
Delegações
Espaço Aberto
Glossário de Termos
Legislação
Notícias
Noticias Médicas
Protocolos
Serviços de Saúde Especializados
Videos Parkinson
Viver com Parkinson
Declaração de Privacidade On-line
Direção Documentos
Conselho Científico
Infarmed
 
Newsletter
insira o seu email, para receber a nossa newsletter periódica.
 
 
 
 
 
 
 
Associa Pro
 
Utilizador
Palavra-chave
 

 

   
Home » Notícias
 
 
 
SEDE da APDPk

CONTACTOS:

  • Bairro da Liberdade, Lote 11 - Loja 17
    CAMPOLIDE
    1070-023 Lisboa
 
 
Novo medicamento para doentes com Parkinson disponível em Portugal

Após dois anos de espera por autorização, a Bial anunciou estar já disponível no mercado português um novo medicamento para doentes com Parkinson que atrasa os sintomas de progressão da doença.

 
 
Dificuldades de acesso ao medicamento Sinemet
Caro associado,
 
A APDPk foi notificada da rutura do stock do medicamento Sinemet, destinado ao tratamento da Doença de Parkinson.Esta rutura, foi identificada em 45 países, incluindo Estados Unidos da América e Canadá, decorre de um problema no local de fabrico.
 
Os doentes  que tomem este medicamento devem dirigir-se ao seu médico neurologista/ médico assistente para que este passe um medicamento com efeitos semelhantes. Não deverá ocorrer uma interrupção na toma de medicamento.
 
A  direcção da APDPk  está em dialogo com as empresas de medicamentos destinados ao tratamento da Doença de Parkinson, Infarmed e sociedades científicas de modo a minimizar o impacto desta situação.
 
Pode ouvir os conselhos Professor Dr. Joaquim Ferreira neste video 
 
 
 
 
Falta Sinemet - Reunião Infarmed
Caro Associado (a), Realizou-se na passada sexta-feira, nas instalações do Infarmed e por convocação desta entidade uma reunião sobre o tema ruptura do Sinemet. A associação esteve presente, juntamente com os Laboratorios MSD (Merck, Sharp & Dome), a Novartis, a Maryland e a Roche, a Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento (SPDMov), a Sociedade de Neurologia e o Infarmed juntamente com os seus assessores médicos Neurologistas. A MSD, detentora do produto, afirmou que a ruptura do Sinemet é provocada por um problema no local onde se situa a fábrica e não propriamente na produção, mas afectando esta, estando a fazer o que está ao seu alcance para minimizar o problema. Todos os restantes laboratórios presentes comprometeram-se a reforçar o mercado com as suas soluções para a doença de Parkinson. O Infarmed assim como as entidades presentes, onde somos parte preponderante, vão fazer todos os esforços para controlar a situação, evitando o pânico e uma "corrida" às farmácias de modo a evitar uma ruptura total. Do nosso lado, a APDPk reafirmou a necessidade Urgente de fornecer o medicamento ao mercado e que a sua substituição não seria fácil devido às perturbações (adaptação) que a nova medicação pode trazer. Um dos nossos representantes na reunião, João Cordeiro, delegado de Lisboa, deu o seu testemunho não apenas enquanto dirigente associativo, mas também enquanto doente, reforçando, paralalamente a par dos testemunhos dos neurologistas presentes, esta mesma situação. Caro Associado(a), A situação é complicada mas saberemos ultrapassar os problemas que se nos apresente. Todos os intervenientes no mercado, entidades oficiais, Laboratórios, Associações farmacêuticas, Sociedades Cientificas e Neurologistas estão conscientes do problema e motivados a encontrar soluções. Como recomendação a APDPk aconselha que cada doente procure o seu neurologista ou médico assistente. Daremos todo o apoio possível que se mostre necessário. Atenciosamente, Ana Telma Botas (Presidente da APDPk)
 
 
Rutura do medicamento Sinemet Infarmed assegura acesso a medicamentos para doentes de Parkinson
O Infarmed tem estado a monitorizar de forma intensiva, e com prioridade máxima, a situação de rutura de stock do medicamento Sinemet, destinado ao tratamento da Doença de Parkinson. Na sequência das diversas reuniões com as empresas que têm medicamentos nesta área, foi possível encontrar um conjunto de soluções que vão assegurar o abastecimento do mercado e o tratamento dos doentes, não se prevendo que venha a ocorrer essa rutura.....
 
 
 
2012 © APDPk - Todos os direitos reservados